quinta-feira, 24 de julho de 2008

Desafio


Edna lançou um desafio, um post assinado pela minha humilde pessoa no seu Blog, Aceitei o repto e escrevo para os jovens das classes que ela conduz. Assim escrevo, utilizando como desafio o subtítulo do Blog. “ Mente Sã em Corpo São

Mente sã…Sem mente sã, não irás longe. Conheces aquela “apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo”, então já sabes o que é uma mente sã… é usar o grito da liberdade, para nosso usufruto e para os outros… não te esqueças nunca… liberdade, igualdade, fraternidade… Não foi este o grito no Ipiranga, mas sim o da Revolução Francesa, tão correcto no seu principio, que ainda é actual e o será enquanto existir a raça humana.

Liberdade

De nos exprimirmos, de dizer o que pensamos, de poder circular em tudo quanto é público… mas atenção a nossa liberdade termina, onde a Liberdade dos outros começa… respeita o próximo, pois serás respeitado… É nesta essência que está a tua verdadeira Liberdade… Sê livre e luta para que todo o mundo também o seja … Que todos se vejam livres das grilhetas do pensamento… Tem uma mente sã, para isso utiliza os livros… LÊ.

Igualdade

Todos nascemos do ventre de uma Mãe, Nascemos todos iguais? … Nascemos claro… Mas todos temos as mesmas oportunidades? … Não. Mas o pensamento ligado a Igualdade não é a proposta de igual … Mas sim tratarmos os outros de maneira que gostaríamos que os mesmos nos tratassem, essa é a verdadeira igualdade, aí voltamos à essência da questão… respeita o próximo, pois serás respeitado… trata o teu próximo como teu igual… não o menosprezes, ninguém merece ser menosprezado, ignorado, assediado ou violentado, trata todos com respeito, para te igualares. Para isso … Têm uma mente Sã. Cabe a ti lutares, trabalhares e te esforçares, para que todos tenham as mesmas oportunidades.

Fraternidade.

“O amigo do meu amigo meu amigo é”, perde um minuto e reflecte, pois encontras o que é Fraterno. A ajuda ao próximo, sem esperar nada em troca é Fraternidade. Acompanhares quem necessita da tua ajuda isso é Fraternidade. Conseguires amizades sérias, justas e duradouras é Fraternidade. Não traíres, não odiares e não rivalizar é Fraternidade, Ser companheiro, amigo e altruísta com os outros é Fraternidade.

Agora reflecte o teu pensamento na seguinte frase

O filósofo Huberto Rohden criou o interessante neologismo “egocídio”. Seria uma espécie de anulação do ego. Nas palavras do Dr. Humberto Leite de Araújo, autor da excelente obra DE FRANCISCO DE ASSIS PARA VOCÊ, ” Egocídio quer dizer anulação do ego, isto é, da nossa natureza humana, dos nossos instintos opostos ao Bem. Todos guardamos, avaramente esses instintos, dentro de nós. Por isso sofremos.”

Então o corpo São?

Então isso tu já sabes… É só praticar os princípios no teu dia a dia. Mas nota:

Nunca terás um corpo são, se a tua mente não for sã… Se o corpo necessita de água a mente necessita obrigatoriamente de pensamentos bons.

Nota.

Não sou um homem de letras, sou mais do lado das ciências, desculpa, se os adjectivos, os verbos e a fraseologia, não estejam correctas, assume a humildade do texto, dando uma maior ênfase ao seu conteúdo.

Abraço fraterno deste amigo que está do lado de cá, do ribeirinho que nos separa.

Carlos Ferreira

quarta-feira, 16 de julho de 2008

FUTSAL

FUNDAMENTOS DO FUTSAL

Domínio


Domínio é a habilidade de recepcionar a bola. O objetivo do professor ao ensina-la é o de levar a criança a recepciona-la com as diversas partes do corpo. Classificações de determinadas habilidades de domínio.

Quanto à Trajetória Quanto à Execução (Recepção)
Rasteira Com os pés, faces interna, externa e também com o solado.
Meia-altura Com os pés e a coxa, faces interna e externa.
Parabólica Com os pés, utilizando o dorso e o solado; Com o peito, a coxa e a cabeça.

Controle


Controlar a bola é diferente de domina-la. Enquanto esta ação trata-se da recepção da bola, aquela se refere a mantê-la no ar, com toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deixa-la cair ao chão. É o que as crianças chamam de embaixadinhas.

Condução


A condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo.
Uma regra básica: a bola deve estar próxima do condutor. Essa condução pode ser feita em linha reta, daí o nome de retilínea. Também em ziguezague, e, portanto, sinuosamente.
Sugiro evitar o ensino da condução de bola com o solado do pé, a não ser quando a condução for de costas. De frente, é ineficaz. As outras faces para se conduzir são interna e externa.


Chute


O chute surge quando do contato da criança com a bola em direção à meta adversária ou para afastar o perigo de um ataque adversário. O primeiro seria o chute com o objetivo ofensivo. O segundo, com o objetivo defensivo. Logo, chute sempre é a mesma coisa, o que muda é o objetivo. *Quais seriam as possíveis trajetórias de chute? Rasteira, meia-altura e alta. *Quais seriam os tipos, as maneiras de chutar? Com o dorso ou de peito de pé, de bate-pronto ou semi-voleio, de voleio ou sem-pulo, de bico e por cobertura. Cabeceio
A exemplo do chute, o cabeceio pode ser ofensivo e defensivo. Quem cabeceia o faz para marcar um gol, para defender a sua equipe ou para passar a bola para um companheiro de equipe*A exemplo do chute e do passe, o cabeceio pode ter diferentes trajetórias, isto é, pode ser em linha reta, para o alto ou em direção ao chão. O local onde se toca na bola determinará as diferentes trajetórias. Cabeceou-se no meio da bola, ela sai em linha reta. Cabeceou-se embaixo da bola, ela vai para o alto. Cabeceou-se em cima, ela desce.

Passe

O passe só acontece quando há duas pessoas. Passa-se quando um alguém envia a bola para um outro alguém. Em geral passa-se a bola com os pés, mas também pode sair um passe com a cabeça, com o peito, a coxa, o ombro. *O passe é classificado quanto à distância, à trajetória (altura), à execução (parte do corpo), ao espaço de jogo (quadra) e à habilidade.


Distância


Curto - até 4 metros; Médio - 4 a 10 metros; Longo - acima de 10 metros

Trajetória
Rasteiro, meia altura, parabólico.
Execução
Interna, externa, anterior (bico), solado, dorso.
Espaço de Jogo
Lateral, diagonal, paralelo.
Passes de Habilidade
Coxa, peito, cabeça, calcanhar, ombro, parabólico ou cavado.

Drible


O drible é feito com posse de bola. Quem dribla, procura, com bola, passar por um adversário. Esse "passar pelo adversário" exigirá, algumas vezes, velocidade, outras apenas mudança de direção, outras, criatividade, ginga e outras ainda, todas estas coisas simultaneamente. Entretanto, uma coisa é certa: o que dificulta a habilidade de marcar é a perda do equilíbrio. Logo, o drible eficaz é aquele que provoca no outro o desequilíbrio. *É possível jogar futsal sem driblar ?

Finta


Finta, ao contrário do drible, é realizada sem bola. Ainda que quem finta esteja sem bola, o faz com o objetivo de obtê-la. O professor que ensina a fintar tem o objetivo de levar a criança a enganar o seu adversário para receber a bola. *Outros nomes, dependendo da região do país, são sinônimos de finta: desmarcação, balanço, gato, vai e vem, pique falso.


Marcação


Quem marca tem o objetivo de desarmar quem tem a bola, tomando-lhe a mesma ou tirando-a; também objetiva impedir que o adversário receba a bola. Quem ensina a marcar tem o objetivo de fazer que essas coisas sejam possíveis. *Explicação da técnica de marcação em dois momentos: (a) o que se ensina para a criança quando o adversário está com bola, (b) o que se ensina quando ele não tem a bola. No primeiro caso, ensinam-se três coisas básicas:


A obrigação de quem marca é fazer todo o possível para não ser driblado e ainda evitar que o adversário chute contra a sua meta.

Com o tempo, e isso já não é mais básico, ensinam-se outras coisas: marcar o pé de passe e chute, fechando o lado forte de saída e ação do adversário; empurrar o adversário contra a linha lateral da quadra, diminuindo o ângulo de passe e chute


Antecipação


Antecipa-se quando se toma à frente do adversário. Classificada a antecipação em ofensiva e defensiva. Penso que, quanto aos objetivos, podem ser mesmo distintos: para roubar a bola e iniciar um ataque com uma condução, um passe ou chute; para desarmar, chutando a bola para fora ou sem direção definida; para recepcionar a bola, neste caso, um atacante antecipa o defensor. Em todos os casos, quem antecipa dá à equipe uma vantagem.

Proteção de Bola


Proteger significa manter a posse de bola quando marcado diretamente por um adversário. Porém, não se trata de drible. *Técnica para proteger a bola: quem protege deve antecipar o lado que o oponente quer entrar a fim de realizar o desarme. A oposição deve ser feita com o tronco e o braço.

Habilidade do Goleiro

Habilidades do goleiro: pegada, reposição, lançamento, defesas altas, defesas baixas, saídas de gol, jogo de quadra. Defensivas O que é a pegada? É quando o goleiro faz, com as mãos, uma resistência à bola. Quando a bola vem alta, os polegares do goleiro devem voltar-se para dentro. Quando a bola vem baixa e rasteira, os polegares devem voltar-se para fora. E para bolas vindas na altura do tronco, o goleiro deve fazer o encaixe.
O que são defesas altas? As que são realizadas da linha do quadril para cima. Enquanto as defesas baixas são do quadril para baixo. Relevante que estas defesas dependerão, minimamente, de duas variáveis: força e velocidade da bola. Observe: - para bolas fortes e velozes que vêm na direção do goleiro, sugere-se espalmar. Se a bola vier fora do alcance do goleiro, sugerem-se quedas laterais e saltos. - para bolas fracas e lentas: sugere-se a pegada. Ofensivas.

Reposição.

Isso acontece quando, com o uso das mãos, o goleiro coloca a bola em jogo na sua meia-quadra. A reposição deve visar um companheiro bem colocado ou um espaço livre. Deve ser feita com segurança, não expondo a equipe a investidas do adversário. O lançamento é diferente da reposição apenas num ponto: é feito na meia-quadra de ataque. Com a nova regra do arremesso de meta, onde não é necessário repor a bola na sua meia-quadra defensiva, esta habilidade será ainda mais utilizada. E, por último, o jogo de quadra. Caracterizado pela utilização das habilidades domínio (recepção), passe, chute e drible (se for na quadra de ataque). Tanto melhor se o goleiro for hábil nas quatro. Entretanto, minimamente, precisa ser bom pelo menos em duas: domínio e passe ou domínio e chute.


In “ http://adsonbarros.blogspot.com

terça-feira, 15 de julho de 2008

O nome da Escola...

Quem foi ?

Abílio César Borges

O Barão de MacaúbasAbílio César Borges, primeiro e único barão de Macaúbas, (Rio de Contas, 9 de setembro de 182417 de janeiro de 1891) foi um médico e educador brasileiro.

Era filho de Miguel Borges de Carvalho e de Mafalda Maria da Paixão. Nasceu no povoado de Macaúbas, então pertencente à pequena Vila de Rio de Contas, ao sul da Chapada Diamantina, exatamente quando esta completava cem anos de emancipada. Ali efetua os primeiros estudos e, em 1838 muda-se para a capital baiana (Salvador), a fim de completar sua formação.

Em 1841, depois de haver interrompido os estudos por causa da saúde, entra para a Faculdade de Medicina da Bahia, transferindo-se em seguida para o Rio de Janeiro, onde diplomou-se em 1847 - tendo realizado o curso de forma brilhante.

Voltando para a Bahia, dedica-se ao magistério por quatro anos. Em 1845, funda, junto a outros, o Instituto Literário da Bahia, uma espécie de prelúdio de Academia de Letras, onde são realizados saraus, discutidas idéias e reunia os mais expressivos nomes da literatura baiana da época.

Realizou diversas viagens à Europa, a fim de aperfeiçoar seus métodos pedagógicos, de forma a torná-los aplicáveis aos seus trabalhos.

Era casado, desde 1848, com Francisca Antônia Wanderley, oriunda de importante família pernambucana, com quem teve vários filhos.

O formador de gênios

Em Salvador, ainda sem o baronato, Abílio César Borges fundou o Ginásio Bahiano, no ano de 1858. Ali, mais que um professor e diretor, aplicava as novidades pedagógicas que incorporava em seus estudos.

Esta instituição, assim como o também famoso e contemporâneo "Colégio Sebrão", foi responsável pelos fundamentos educacionais de futuras genialidades da Bahia, como Rui Barbosa, Aristides Spínola, Castro Alves, Plínio de Lima, Cezar Zama, dentre outros. Conservou-se à frente da instituição por quase quatorze anos. Viajou ao Velho Mundo com o próposito de melhorar os seus conhecimentos sobre os problemas pedagógicos.

Colégio Abílio de Barbacena, final do século XIX

De volta da Europa, em 1871 muda-se para o Rio de Janeiro, fundando ali o Colégio Abílio. Onze anos depois, graças à fama alcançada por sua instituição, foi nomeado como representante do Brasil em congresso pedagógico internacional de Buenos Aires. Em Barbacena, Minas Gerais, em 1881 instalou uma filial do colégio do Rio de Janeiro, por onde passaram ilustres personalidades da vida pública mineira (o prédio, que ainda hoje preserva características da construção original, serviu de sede para o antigo Colégio Militar de Minas Gerais e hoje é a sede do comando da Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar).

Suas idéias, na época, eram inovadoras na educação brasileira: abolia completamente qualquer espécie de castigo físico; realizava torneios literários; culto ao civismo, etc. Imaginou um método de aprendizagem de leitura que denominou de Leitura Universal, para facilitar o estudo das primeiras letras, abriu vários cursos públicos gratuitos de leitura, convencido de que assim prestava o melhor serviço ao país.

A fim de poder ministrar as lições aos seus alunos, sem ofender entretanto os rígidos costumes da época, chegou até a mandar publicar, na Bélgica, um volume especial, adaptado para "menores", de Os Lusíadas.

Algumas obras publicadas

  • Proposições sobre Ciências Médicas, (tese de doutoramento - 1847)
  • Vinte anos de propaganda contra o emprego da palmatória e outros castigos aviltantes no ensino da mocidade
  • Desenho linear ou Geometria prática popular
  • Memória sobre a mineração da Província da Bahia (1858)
  • Discursos sobre a educação
  • Gramática Portuguesa
  • Gramática Francesa
  • Epítome de Geografia
  • Livros e Leitura
  • Vinte e dois anos em prol da elevaçãod dos estudos no Brasil
  • Os Lusíadas de Camões
  • A Lei Nova do ensino infantil
  • Conferência sobre o Aparelho Escolar Múltiplo e o Fracionamento

Civista extremado e Grande do Império

Ainda na Bahia, por ocasião da Guerra do Paraguai, manifestava-se exaltadamente pela imprensa, conclamando ao povo à luta em defesa da soberania brasileira. Mas, não restringiu-se a isto: chegou mesmo a patrocinar, de suas próprias rendas, o batalhão dos "Zuavos Baianos". Pioneiro do Abolicionismo, fundou a "Sociedade Libertadora 7 de Setembro", que publicava o jornal "Abolicionista". A 30 de julho de 1881, foi agraciado com o título de Barão de Macaúbas, depois elevado com a honra de Grande do Império, em 3 de junho de 1882. Além dessa honraria, foi comendador da Imperial Ordem da Rosa, da Ordem de Cristo e da de São Gregório,o Magno.

D. Pedro II demonstrava, através do reconhecimento dos méritos do Barão, sua preocupação com a educação no país, Imperador que valorizava o magistério e que declarava que, se não fosse o rei, queria ser "mestre-escola"...

O Barão de Macaúbas foi um homem à frente do seu tempo, que amava o seu país. Como educador, manteve-se sempre afeito às novidades quanto aos métodos de ensino, sem nunca perder o aprendizado próprio. Não tivesse deixado vestígios, bastaria o fato de ter sido o alicerce de Castro Alves e Rui Barbosa, dentre muitos outros.

Pertenceu à Academia Filomática, foi diretor geral do ensino na Bahia (1856), membro do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, além de muitas outras entidades lítero-científicas no Brasil e na Europa.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Regras do Futsal


Acrescentei mais uma ligação, desta vez a um site com regras de futsal... leiam para as saberem bem e não discutirem com o homem do apito.

sábado letivo escola Abilio Cesar Borges

Neste sábado 12 de julho realizou-se na escola o sábado letivo com a turma de educação física fazendo seu trabalho tivemos vários e alegres torneios contamos com grande participação dos alunos , funcionários , professores, coordenadores da escola...Foi realmente um dia especial!! Tivemos o xadrez e a dama sob a coordenação da professora Nívea, Terezinha agitou no voley...alguém duvida que ela agitou?...pois ela com seu dinamismo, e entusiasmo alegrou o sábado de todos nós...e ainda tivemos a grande participação dos alunos no futsal. Que beleza, gostei...e aqui vai o resultado do futsal: vencedor do turno matutino equipe 007 com Guilherme,Rafael, Miquéias, Felipe.
Equipe feminina: A Atrevidas com:aline Daiana ,Jamima, Ludmila.
No turno vespertino a decisão ficou para o dia 26 entre as equipes:Vida Louca/Os Lunáticos/Vida Nova/Timão.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Futsal da Escola Abílio César Borges

Assim como este blog a equipe de futsal da escola se prepara, está começando ....vem ai galera os jogos estudantis, confio em vocês!! vamos participar das aulas com afinco, só assim faremos uma grande equipe. Não se esqueçam dos fundamentos e também das regras, pois para ganhar é preciso também saber respeitar as regras, espero que vocês tenham aproveitado bem as férias, feliz retorno a toda comunidades escolar.

Ginástica em Forma

Ginástica para o Verão...

domingo, 6 de julho de 2008

Novidade esportiva


Depois do famoso Nike + iPod, Apple e Nike podem se juntar novamente em outra novidade esportiva: equipamentos de ginástica compatíveis com iPods. A iniciativa não é restrita às duas empresas; ela deve envolver diversas fabricantes de equipamentos para academias.

Isso significa que, daqui a um tempo, você estará na sua academia e poderá conectar seu iPod nano em uma determinada parte do equipamento e este registrará todos os seus exercícios, enviando os dados automática e imediatamente para o site nikeplus.com.

Segundo a própria Nike, Life Fitness, Precor, Star Trac e Technogym já estão trabalhando em equipamentos compatíveis com iPods e academias (lá fora, é claro) pretendem passar a utilizá-los já a partir deste verão (do hemisfério norte, inverno no sul).

in http://macmagazine.com.br/blog/2008/03/05/nike-pretende-tornar-equipamentos-de-ginastica-compativeis-com-ipods/

sábado, 5 de julho de 2008

Educação Fisica - Ginástica


Olá! Bem-vindo(a) à página da Educação Física!

Sabes o que é a Educação Física? Claro que sim!

- Ah! Já sei! É a Ginástica, não é?

Não... Apesar de muitas vezes ouvires chamar as aulas de Educação Física de... Ginástica, isso não está correto. Pois a Ginástica é uma modalidade desportiva que se dá nas aulas de Educação Física! Tal como no Português aprendes o vocabulário, a gramática, entre outras coisas, na Educação Física aprendes a fazer Ginástica, a jogar Futebol, entre muitas outras coisas.

- Que mais é que posso aprender nas aulas de Educação Física?

Neste ano letivo , se fores do 1.º ou do 2.º ano, vais ter (ou já tiveste) aulas com alguns jogos, vais brincar com arcos, bolas e cordas, fazer Ginástica, Judo, Dança e Percursos na Natureza (depois irás saber o que isto é). Se fores do 3.º ou do 4.º ano, e se houver tempo para tudo, irás ter Ginástica, Judo, Andebol, Basquetebol, Futebol, Voleibol, Atletismo, Dança, Patinagem e Percursos na Natureza.

- Mas a Educação Física não é jogar o que me apetece?

Não, nas aulas de Educação Física, tal como nas outras aulas, fazes aquilo que o professor disser. Por vezes irás fazer coisas que gostas mais, outras vezes irás fazer coisas que se calhar não gostas tanto... Mas tens sempre de as fazer. Não confundas as aulas de Educação Física com o recreio. Apesar das outras aulas serem numa sala e as aulas de Educação Física realizarem-se num local diferente como é o caso do campo de jogos, isso não quer dizer que também não tenha regras.

- E quais são essas regras?

Essas regras são muito parecidas com as das outras disciplinas.

Então deves:

  • Respeitar os colegas e o professor;

  • Levantar a mão quando quiseres falar;

  • Estar devidamente equipado (roupas-de-treino e tênis);

  • Ser esforçado(a) e realizar os exercícios sem resmungar;

  • Ter cuidado ao realizares os exercícios para não magoares ninguém (deves jogar com vontade, mas também com cuidado...);

  • Ser pontual, estando atento(a) à hora da aula;

  • Usar o cabelo amarrado (se estiver comprido);

  • Ter cuidados de higiene.

E não deves:

  • Fazer barulho nem conversar com os colegas;

  • Olhar para o lado ou distraírse seja com o que for quando o professor ou um colega estiver falando.

  • Usar relógios, pulseiras e fios de metal (que possam magoar alguém, incluindo a si próprio(a)) e, se possível, brincos;

  • Ficar chateado se perdes algum jogo, pois o mais importante é participar e tentar dar o máximo!

Se cumprires estas regras, vais ver que tudo irá correr bem, e até aqueles jogos que não gostavas tanto, passarás a gostar mais um pouco!