quinta-feira, 24 de julho de 2008

Desafio


Edna lançou um desafio, um post assinado pela minha humilde pessoa no seu Blog, Aceitei o repto e escrevo para os jovens das classes que ela conduz. Assim escrevo, utilizando como desafio o subtítulo do Blog. “ Mente Sã em Corpo São

Mente sã…Sem mente sã, não irás longe. Conheces aquela “apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo”, então já sabes o que é uma mente sã… é usar o grito da liberdade, para nosso usufruto e para os outros… não te esqueças nunca… liberdade, igualdade, fraternidade… Não foi este o grito no Ipiranga, mas sim o da Revolução Francesa, tão correcto no seu principio, que ainda é actual e o será enquanto existir a raça humana.

Liberdade

De nos exprimirmos, de dizer o que pensamos, de poder circular em tudo quanto é público… mas atenção a nossa liberdade termina, onde a Liberdade dos outros começa… respeita o próximo, pois serás respeitado… É nesta essência que está a tua verdadeira Liberdade… Sê livre e luta para que todo o mundo também o seja … Que todos se vejam livres das grilhetas do pensamento… Tem uma mente sã, para isso utiliza os livros… LÊ.

Igualdade

Todos nascemos do ventre de uma Mãe, Nascemos todos iguais? … Nascemos claro… Mas todos temos as mesmas oportunidades? … Não. Mas o pensamento ligado a Igualdade não é a proposta de igual … Mas sim tratarmos os outros de maneira que gostaríamos que os mesmos nos tratassem, essa é a verdadeira igualdade, aí voltamos à essência da questão… respeita o próximo, pois serás respeitado… trata o teu próximo como teu igual… não o menosprezes, ninguém merece ser menosprezado, ignorado, assediado ou violentado, trata todos com respeito, para te igualares. Para isso … Têm uma mente Sã. Cabe a ti lutares, trabalhares e te esforçares, para que todos tenham as mesmas oportunidades.

Fraternidade.

“O amigo do meu amigo meu amigo é”, perde um minuto e reflecte, pois encontras o que é Fraterno. A ajuda ao próximo, sem esperar nada em troca é Fraternidade. Acompanhares quem necessita da tua ajuda isso é Fraternidade. Conseguires amizades sérias, justas e duradouras é Fraternidade. Não traíres, não odiares e não rivalizar é Fraternidade, Ser companheiro, amigo e altruísta com os outros é Fraternidade.

Agora reflecte o teu pensamento na seguinte frase

O filósofo Huberto Rohden criou o interessante neologismo “egocídio”. Seria uma espécie de anulação do ego. Nas palavras do Dr. Humberto Leite de Araújo, autor da excelente obra DE FRANCISCO DE ASSIS PARA VOCÊ, ” Egocídio quer dizer anulação do ego, isto é, da nossa natureza humana, dos nossos instintos opostos ao Bem. Todos guardamos, avaramente esses instintos, dentro de nós. Por isso sofremos.”

Então o corpo São?

Então isso tu já sabes… É só praticar os princípios no teu dia a dia. Mas nota:

Nunca terás um corpo são, se a tua mente não for sã… Se o corpo necessita de água a mente necessita obrigatoriamente de pensamentos bons.

Nota.

Não sou um homem de letras, sou mais do lado das ciências, desculpa, se os adjectivos, os verbos e a fraseologia, não estejam correctas, assume a humildade do texto, dando uma maior ênfase ao seu conteúdo.

Abraço fraterno deste amigo que está do lado de cá, do ribeirinho que nos separa.

Carlos Ferreira

Um comentário:

Jardineiro de Plantão disse...

A vida útil deste Blog terminou... Não existe mais postagem?...

Assim fica sem graça mesmo...

Abraço